Compartilhar

TV Paraná Turismo exibe iniciativas sustentáveis criadas pelas universidades

Publicado em: 05/11/2025 03:26

A TV Paraná Turismo exibe nesta quarta-feira (5), às 19h, o programa “Paraná Ciência”. Com 30 minutos de duração e exibição mensal, sempre na primeira quarta-feira do mês, a atração jornalística, já em sua quinta edição, apresenta duas iniciativas desenvolvidas na Universidade de Londrina (UEL): a criação de embalagens biodegradáveis por meio de resíduos da agroindústria e o projeto que auxilia no monitoramento e controle de mosquitos em pequenas cidades.

Outro destaque deste “Paraná Ciência” é um gel cicatrizante que trata feridas em animais, produzido a partir de um ativo à base da pele da tilápia por alunos e professores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Uma reportagem especial apresenta ações voltadas à ressocialização de pessoas privadas de liberdade desenvolvidas pela Unioeste em parceria com o conselho da comunidade, em Cascavel, na região Oeste. Por meio do projeto Educar para o Futuro, as atividades são realizadas dentro das unidades penitenciárias e também com familiares dos detentos.

Em Maringá, na Universidade Estadual de Maringá (UEM), uma pesquisadora coordena estudo nacional para a substituição do exame papanicolau por um autoteste e, com isso, identificar o vírus HPV com mais rapidez e eficiência, prevenindo câncer de colo de útero.

Outra reportagem especial traz a proeza de um estudante, atualmente aluno do curso de Ciência da Computação da Unicentro, em Guarapuava, que desenvolveu “luvas inteligentes” para ajudar no tratamento de reabilitação motora e, também, como ferramenta de comunicação para pessoas com dificuldade de fala.

O Paraná Ciência ainda vai mostrar que os pesquisadores das sete universidades estaduais estão entre os mais influentes do mundo, de acordo com levantamento da Universidade de Stanford, dos Estados Unidos, em parceria com a editora Elsevier.

ONDE ASSISTIR – A programação da TV Paraná Turismo pode ser acompanhada no Canal 9.1 UHF (TV aberta em Curitiba e Região Metropolitana) e no Canal 509 da Claro/NET. Com a instalação de novos transmissores, o sinal da emissora está sendo ampliado para outras regiões do Estado. Em âmbito nacional, a TV pode ser sintonizada pelo canal 236 da Banda Ku, Canal 66 da SKY TVRO e pela frequência 3985 do satélite Star One D2, além de outras operadoras de TV por assinatura.

Fonte: Agência de Notícias do Estado do PR

Faça um comentário