Justiça da Infância e da Juventude do DF realiza roda de conversa no 11º Mutirão PopRuaJud Mulheres

Publicado em: 04/11/2025 01:53

A Coordenação da Infância e da Juventude (CIJ) do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), realizou, na última quarta-feira, 29/10, roda de conversa sobre proteção das mulheres, com recorte racial e saúde integral da menina – mulher e empregabilidade. A atividade aconteceu dentro da programação do 11º Mutirão PopRuaJud Mulheres, na Casa da Mulher Brasileira, em Ceilândia/DF.

De acordo com a servidora Deiza Leite, da Assessoria da Coordenação da Infância e da Juventude do TJDFT (CIJ), a edição Mulheres do PopRuaJud representa um avanço significativo na atenção judicial e socioassistencial à população feminina em situação de rua e materializa o princípio de igualdade e a perspectiva de gênero no acesso à Justiça e à cidadania. “O foco específico nas mulheres — muitas vezes em vulnerabilidade dupla, como violência de gênero e condição de rua — evidencia uma articulação eficaz entre o jurisdicional e o socioassistencial”, explica. 

Plano de Ação da Primeira Infância

A roda de conversa promovida pela CIJ-TJDFT durante o mutirão PopRuaJud Mulheres reforça o compromisso do órgão com o Plano de Ação da Política Judiciária para a Primeira Infância do DF e, principalmente, para as ações de curto, médio e longo prazo, relacionados ao:

  • Eixo 7 — Direito e Segurança, Prevenção e Enfrentamento da Violência;
  • Eixo 10 — Proteção diante da Violência contra a Mulher Gestante/Mãe e da Orfandade; e
  • Eixo 12 — Atenção a Gestantes e Crianças em Situação de Rua e Migração.

Por meio da articulação com parceiros estratégicos, a CIJ/TJDFT fortalece a rede de proteção e contribui para a efetivação dos direitos humanos e da igualdade de oportunidades.

Fonte: Agência de Notícias do Estado do DF

Compartilhar

Faça um comentário