Compartilhar
Estudantes da FASEC conhecem o funcionamento do TCETO em visita técnica
Estudantes da FASEC conhecem o funcionamento do TCETO em visita técnica
14 Visualizações
Publicado: 3 de novembro de 2025 – Última Alteração: 3 de novembro de 2025

Atividade integra o programa TCE de Portas Abertas e incluiu a exibição de uma sessão plenária aos alunos
Na última sexta-feira, 31, o Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCETO) recebeu 20 alunos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Faculdade Serra do Carmo (FASEC) para uma visita técnica. Guiada pelos servidores Márcia Barbosa, Claudete Sousa e Paulo Marcos, a atividade teve como objetivo apresentar a história, as funções e o papel da Corte perante a sociedade.
Durante a visita, que integra o programa “TCE de Portas Abertas”, os estudantes puderam assistir a uma sessão plenária, acompanhando de perto as deliberações e o trabalho dos conselheiros. A servidora Márcia Barbosa explicou o funcionamento do plenário, as etapas e os processos envolvidos.
Visita guiada
O tour começou no prédio-sede, com visita à galeria “TCE nos Esportes”, conduzida pela servidora Claudete Sousa, que apresentou a trajetória das Olimpíadas dos Tribunais de Contas. Os servidores Leila e Pedro, medalhistas de ouro, também compartilharam suas experiências.
No Memorial TCE, o diretor de Controle Interno, Arlan Marcos Lima, explicou as funções do órgão, enquanto Syllas Franklin Rodrigues Gomes detalhou como os sistemas do Tribunal auxiliam na fiscalização e na consulta pública por meio do Observatório Cidadão.
Já o chefe de gabinete, George Washington, apresentou o papel do Ministério Público de Contas, e os servidores da Ouvidoria, Kamila Oliveira e Gilson Pereira, explicaram como realizar denúncias e a importância do Relatório de Gestão Anual.
Percepções
A professora de Gestão Pública, Martha Helena Rodrigues de Souza, destacou a importância de proporcionar aos alunos visitas a órgãos de controle, como o Tribunal de Contas, para aproximar a teoria da prática: “Essa vivência permite compreender, de forma crítica, aquilo que estudamos em sala”, e completou: “quando ouvimos sobre a Ouvidoria, percebemos que o Tribunal está aberto à sociedade e que o trabalho está sendo feito”.
“A fiscalização é essencial para garantir que os recursos públicos sejam aplicados corretamente, sem desvios, e cheguem de forma direta à população, contribuindo para que seja utilizado de forma necessária”, disse a aluna Thyessa Lorhaine Pereira Campos Xavier, do 4º período de Administração.
Já a estudante de Ciências Contábeis, Adina Luzia Araújo Conceição, ressaltou que “além da transferência dos recursos, há o retorno por meio da prestação de contas para que o cidadão tenha conhecimento do que é feito com o dinheiro público”.
A visita técnica terminou na biblioteca do Tribunal, onde os alunos conheceram acervos e recursos de pesquisa, e a instituição de ensino recebeu o livro do conselheiro José Wagner Praxedes, “Palmas: Detalhes da História Não Revelados”, para complementar a coleção.





